segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Renascimento

by José Batista de Carvalho


O presépio é uma das tradições que simbolizam o Natal.

Sua concepção retrata valores que transcendem o tempo, cuja importância se estende através dos séculos e continuam sendo fundamentais nos dias de hoje.
Um desses valores, expresso no nome que também representa o presépio, diz respeito à Sagrada Família. Em qualquer tempo, sob qualquer circunstância, o amparo, a proteção, o amor, o respeito, são virtudes que norteiam a caminhada, ainda que a estrada da vida possa por vezes se apresentar sinuosa ou assustadora.
O nascimento na manjedoura de um estábulo, remete aos ideais de simplicidade e humildade, onde o desapego às coisas da Terra, concedendo-lhe o valor adequado, nos eleva mais facilmente às aquisições do Céu.
A representação eternizada na figura do Jesus Menino, mostra que é fundamental manter a pureza, a doçura, a ternura, a alegria, para que essas qualidades nos acompanhem por toda nossa vida.
Osho, com palavras que nos preenchem a mente e iluminam o coração, assim se refere ao despertar espiritual:
"A partir do momento em que você desperta, atinge a iluminação, tudo se torna um mistério. Subitamente todo o conhecimento se evapora como orvalho no sol da manhã.
Pela primeira vez seus olhos ficam cheios de admiração, como os de uma criança. É um segundo nascimento.
Na Índia, chamamos uma pessoa que descobre o mistério da existência de dwij – “aquele que nasceu duas vezes”.
Jesus disse a Nicodemos: “A menos que você nasça novamente, não irá entrar no Reino de Deus.” Ele também disse: “A menos que você seja como uma criança, não irá entrar no Reino de Deus.” Jesus está dizendo que um renascimento é necessário."
Um Feliz Natal e um lindo renascimento em cada amoroso coração.
José Batista de Carvalho

Nenhum comentário: