sábado, 21 de dezembro de 2013

Responder ao agora sem julgamentos

 Palavras de Osho.

Na vida, a coisa mais difícil de compreender é o comportamento de um iluminado.
As pessoas têm seus próprios valores e olham tudo com base neles. Um iluminado está numa dimensão totalmente diferente: vive sem valores, sem critérios, sem moralidade; vive simplesmente sem o ego.

Um iluminado simplesmente vive. Ele não manipula sua vida; é como uma nuvem branca flutuando. Não tem para onde ir, nada para alcançar. Para ele, nada é bom ou mau. Não conhece nenhum Deus, nenhum demônio. Conhece apenas a beleza que é a vida na sua totalidade.
Até mesmo um deus é feio porque é apenas uma parte, não um todo. Um demônio também é feio porque também é uma parte, e não o todo. Deus não está vivo; o demônio também está morto porque a vida existe como um ritmo entre os dois - o bom e o mau, Deus e o demônio.

A vida existe entre esses dois polos. Não pode existir em apenas uma polaridade. Eles são as duas margens no meio das quais o rio da vida flui. Um iluminado sabe disso. Nunca está a favor nem contra algo. Responde a cada momento sem qualquer julgamento. Eis por que é difícil compreendê-lo.
Um iluminado sempre tem alguma semelhança com um louco. Portanto, a primeira coisa a ser compreendida é: não avalie um iluminado com base nos seus próprios valores. Isso é muito difícil - mas o que mais você pode fazer

Nenhum comentário: