sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

O Caminho do guerreiro

“As pessoas são como saquinhos de chá.
Você descobre o quanto são fortes quando os coloca na água quente”.

O caminho do guerreiro exige que respeitemos e honremos nossos limites e determinações, bem como os limites e determinações dos outros.
Nossa capacidade de responder impecavelmente e com integridade aos acontecimentos é o que nos traz à arena do Guerreiro.

Responsabilidade e disciplina são as suas armas, guerreiro!
Responsabilidade não é apenas a capacidade de responder ao que nos acontece, é também a capacidade de sustentarmos nossas ações e sermos responsáveis por tudo que fazemos e deixamos de fazer.
Disciplina é o processo de encarar a vida de frente e agir sem precipitação. Isso significa “ser discípulo de si mesmo”. Assim honramos nosso próprio ritmo, nosso “ir-passo-a-passo” natural.
Responsabilidade e disciplina devem estar a serviço da estrutura e da função. Lembrando que estrutura ou formalidade em excesso podem levar à rigidez e à calcificação, assim como, muita funcionalidade ou criatividade a esmo levam ao caos. O equilíbrio pode ser expresso pela metáfora da haste de bambú – a capacidade de permanecer firme, mesmo quando vergada.

Ser Guerreiro não significa nem vencer, nem mesmo ser bem sucedido. Significa arriscar e falhar, e arriscar e falhar de novo, enquanto viver, como um verdadeiro líder.
Na liderança existem três “não”:
. quando houver muito a fazer, não tenha medo;
. quando nada houver a fazer, não se precipite;
. não fale sobre opiniões do certo ou errado

Um Líder que consiga ser bem sucedido nessas coisas não se deixará confundir ou iludir por coisas exteriores estando assim pronto para o uso correto do Poder.
Existem, universalmente 3 tipos de Poder: o poder da presença, o poder da comunicação e o poder do posicionamento.

O Poder da Presença significa sermos capazes de trazer à frente as quatro inteligências: a mental, a emocional, a espiritual e a física. Quem possui esse Poder é identificado como uma personalidade carismática ou magnética. Atrai e cativa nosso interesse mesmo antes de falar.
O Poder da comunicação efetiva e habilidosa alinha conteúdo, timing e contexto. Comunicação estrondosa anuncia grande conteúdo, mas pobre em timing e contexto. A comunicação confusa apresenta bom timing e contexto, mas é pobre em conteúdo e em geral, tem como efeito a incongruência entre palavras e comportamentos.

Atenção aos ingredientes essenciais: escolha das palavras, do tom e da expressão não verbal.
O Poder do posicionamento demonstra o desejo do Guerreiro tomar uma posição firme. Capacidade de fazer os demais saberem onde nós nos colocamos e onde não, o que defendemos e de que maneira respondemos por nós mesmos.
Ser cheio de Poder – poderoso – é a instância natural de tolerância, respeito e imparcialidade do caminho do Guerreiro.
.....

Nenhum comentário: