terça-feira, 18 de setembro de 2012

Abrindo a mente e o coração

A leitura é um grande instrumento que temos à disposição para abrir as portas da mente e voar pelo mundo da fantasia. Fantástico, maravilhoso mundo, muitas vezes absolutamente mágico. Não é por acaso que desde crianças somos capazes de passar horas diante de livros, que mesmo sem que percebamos têm a propriedade de estimular a nossa imaginação e criatividade.
Inúmeras vezes fiz uso de contos, fábulas e metáforas para alcançar determinados objetivos e sempre com bom resultado.
Ler desenvolve a criatividade e a capacidade de perceber o que muitas vezes nem está escrito, mas apenas nas entrelinhas. Permite-nos decifrar os diversos símbolos e, compreender as metáforas pelas quais fala a nossa Alma. Do mesmo modo, saber escutar é um recurso a mais e em determinadas situações nos permite ouvir o que não foi dito, mas apenas sinalizado.
Em qualquer tipo de relacionamento, é preciso saber ouvir. Quantas vezes sofremos por fazer julgamentos errados a partir do que pensamos ter ouvido? É necessário ampliar a capacidade perceptiva que nos torna mais aptos a ver, ouvir ou sentir a situação.
A leitura nos permite viajar pelo mundo das palavras e conceitos, traz lembranças de coisas, pessoas ou situações que já estavam esquecidas, e ajuda a acessar recordações importantes, momentos vividos em algum tempo e lugar, emoções ou sentimentos mais ou menos profundos.

Quando se faz uma reavaliação da nossa história pessoal, podemos perceber que muitas situações difíceis, aquelas que pareciam que nunca seriam superadas, vistas do aqui e agora, mais parecem um sonho mau. Nesse momento, podemos reconhecer nossa capacidade de superação, o nosso valor e nosso Poder pessoal.
Isto mesmo. Poder pessoal. Este mesmo poder que surgiu, você nem sabe de onde, tantas vezes nos momentos que mais precisava e que você pode ter considerado sorte ou ajuda do Alto. Claro que muitas e muitas vezes essa ajuda estava e está presente na sua vida! Mas isto independe de reconhecer o seu próprio poder interno e quantas portas foram abertas por ele.
Mesmo quando você ajuda alguém que necessita, seja com palavras de consolo e esperança, com um tratamento de cura; quando está usando qualquer instrumento ou técnica, ou tão somente fazendo uma oração, ainda aí, seu Poder pessoal está presente. Ajudar, esta é a Missão maior e mais bela de todas. Nada é mais gratificante do que saber que está sendo útil ao semelhante.
MCA

Nenhum comentário: