terça-feira, 18 de setembro de 2012

Aprendendo....

Quando me deparei, pela primeira vez com a teoria das várias partes ou Eus, senti esta mesma sensação que provavelmente você está sentindo agora e considerei tudo isto uma grande fantasia teórica. Uma teoria a mais. Mas afinal, pensei, esta busca pelo caminho do saber já me levou por tantos caminhos..., Anos e anos de pesquisas e questionamentos, passando pelas mais diversas abordagens, pelo estudo de centenas de livros na área da ciência, da filosofia ou da busca espiritual. Assim, como já disse, conheci autores engraçados, outros levianos e, felizmente, alguns muito sérios, merecedores de respeito por seu trabalho, em todas as áreas do conhecimento. A esses o meu agradecimento.
Gosto de desafios e não há, nenhum maior que este: aprender coisas novas, ( mesmo que a princípio pareçam fantasia ou mesmo delírio). Estudos ligados ao homem em todos os seus aspectos, seja o emocional, o mental, o psiquismo, e a esse homem em relação com o Universo, ocupam lugar de destaque na minha vida. Este estudo forçosamente vai passar pelo conhecimento dos corpos, planos e o nível de Ser deste homem. Vale a pena ocupar nosso precioso tempo desta maneira, se realmente buscamos autoconhecimento e desejamos eliminar tantos conceitos errados que nos impedem de ver além.

Permita-me interromper o assunto, apenas por alguns instantes, para contar-lhe uma parábola oriental que li há algum tempo e que facilitou bastante a melhor compreensão de algumas questões sobre o psiquismo do homem:

“Há dentro de nós uma casa ampla e linda, cheia de belos e ricos móveis e utensílios. Muitos cômodos amplos e iluminados plenos de luz, cor e beleza. Existe nessa casa uma biblioteca contendo livros e pergaminhos com toda a sabedoria do mundo. Essa casa tem também um pequeno porão e uma cozinha escuros e tristes. É aí, nesta pequena parte da casa que vivemos. Se alguém nos fala de toda a beleza do andar superior da casa, não acreditamos, achamos graça, consideramos lenda, metáfora ou contos de fada.

Sinceramente, você conhece a sua casa? Cada ambiente, a biblioteca?

Terapeutas que utilizam as técnicas de TVP- Terapia de Vidas Passadas, têm oportunidade de acompanhar dezenas de pessoas por cada um desses aposentos que ainda não havia sido visitados, que não eram conhecidos pelo dono da casa. É uma experiência inesquecível e altamente enriquecedora tanto para o profissional quanto para o sujeito da terapia.
Enquanto percorreremos cada ambiente, cada canto, vamos encontrando partes de nós mesmos, eus perdidos no tempo, algumas vezes muito tempo.... Eus presos, alguns com muitos medos, outros com vergonha e muitos outros que procuram uma saída para a liberdade. Encontros com lembranças, álbuns de retratos já descoloridos, imagens difusas... Passeando por esta casa de tão difícil acesso, nos deparamos com afetos e desafetos, amores e desamores, com nossas fraquezas e nossas forças, enfim, nos encontramos.
Encontramos também muitas respostas e explicações para tantas das nossas dúvidas e questionamentos, como por exemplo “por que tenho que passar por isto? Muitas vezes basta apenas se deparar com essa resposta, ou melhor, compreender a causa do sofrimento para deflagrar o processo autocura. Esse é o prêmio para os que encontram coragem para esta viagem. A viagem ao centro de sua terra, do seu Eu.

MCA

Nenhum comentário: