terça-feira, 18 de setembro de 2012

Autoconhecimento

Buscamos nos conhecer, ou melhor o auto-conhecimento. Para tanto é preciso percorrer um longo caminho. Não é um caminho fácil nem rápido. Ao contrário, depende de persistência e de querer. Mas são tantas as oportunidades de aprender e tantos os ganhos que com certeza, vale a pena iniciar já a caminhada.
Bem, o primeiro passo de tantos que haveremos de dar até atingir nosso objetivo, é tentar compreender um pouco mais nosso interior, nosso subjetivismo. Queremos e precisamos aprender a lidar de forma adequada com as emoções e pensamentos, que na verdade expressam nossa personalidade.
Sabemos que nossa personalidade, a imagem que é mostrada ao mundo, o eu que se apresenta lá fora, nem sempre é meu verdadeiro eu. Aliás, raramente conseguimos ser autênticos. Se desejamos a verdade, que tal reconhecer que ninguém nos conheces bem? Somos um enigma. Provavelmente você várias vezes se surpreendeu com as suas próprias atitudes. Na verdade ninguém conhece ninguém, não conhecemos nem a nós mesmos.
Eis a razão de boa parte dos conflitos humanos.
O que digo pode lhe parecer absurdo. Mas olhe nos olhos das pessoas, ouça as suas queixas. Preste atenção às conversas. Elas confirmam o quanto o ser humano se desconhece. Infelizmente não dá para contestar Elas são facilmente comprovadas se pensarmos no número de pessoas que a cada dia buscam a ajuda na psicanálise. Alguns buscam outros meios de chegar ao autoconhecimento, como através de livros de auto-ajuda, com profissionais da astrologia, do tarô, numerologia e tantas outras formas de ajuda para o encontro consigo mesmo. Isto demonstra o quanto é difícil se conhecer. Também não é possível negar o número crescente de gurus que surgem a cada dia, com respostas para todas as perguntas e fórmulas mágicas capazes de resolver todos os nossos problemas e nos mostrar o caminho. Impressionante o número de pessoas que têm a pretensão de se tornar faróis a iluminar o caminho do outro, quando na verdade vivem mergulhados na mais terrível escuridão. É necessário estar alerta para não nos tornarmos seguidores de falsos Mestres.
Temos à nossa disposição um grande números de opções e recursos. Alguns honestos, que valem a pena ser experimentados.
Existem muitas alternativas. A mais adequada e que, sem sombra de dúvida, traz maior satisfação, é voltar-se para dentro de si mesmo, e perceber tudo que acontece aí. E, principalmente, aceitar o que encontrar sabendo que isto também é você. Faça isto com amor, muito amor e respeito. Você, o seu eu, ou melhor, seu real Ser, merece.

Nenhum comentário: