segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Depressão e Autoconhecimento

" Diante dessa indústria da felicidade, que alardeia ser possível sentir-se bem o tempo todo, a gente se torna incapaz de ver a tristeza como parte natural da vida".
                                                                                               Allan Horwitz

....a pessoa que não consegue ser feliz a maior parte do tempo ou que perde seu  estado habitual de alegria por períodos um pouco mais longos, logo é rotulada de depressiva.
..... é a " patologização da tristeza", isto é, se você não é feliz o tempo todo, então está doente.
.... os dois sintomas mais mencionados entre os especialistas s:ao: humor depressivo e perda do interesse.
... Os sintomas mais comun à maioria dos quadros são: tristeza, desânimo, apatia ou lentidão ou às vezes, agitação, falta de alegria, diminuição ou aumento de apetite, insônia ou aumento de sono, falta de desejo sexual, falta de energia....
.... Outro aspecto importante e muito presente é a ruminação mental, na qual o portador da depressão fica repetindo pensamentos. Sabe que eles não fazem sentido, mas não consegue tirá-los da cabeça.
... O depressivo se sente culpado pelas coisas que fez e pelas que não fez. O passado volta carregado de culpa e remorso.
... Como se sente o depressivo diante dessa desproporção emocional? Extremamente solitário, como se somente ele tivesse os problemas que tem, abandonado porque ninguém o entende ou lhe quer bem.....
Não existem dois casos de depressão iguais.
... os sintomas aqui citados não podem ser classificados por ninguém como depressão. Para formar um diagnóstico, somente um exame cuidadoso por parte de um profissional habilitado.

do livro  "Depressão e Autoconhecimento ,  de Wanderley  Oliveira

Nenhum comentário: