quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Paraíso



Insisto em dizer que você já está lá. Apenas sente-se em silêncio e olhe em volta, sente-se em silêncio e olhe para dentro. Você nunca esteve em nenhum outro lugar! Aquilo que você é agora é sua única forma de ser. Aceite isso. Não apenas aceite, mas tenha prazer com isso, ame isso, e seu coração começará a se abrir, até que, subitamente, você irá descobrir que despertou no jardim do Éden. Não se trata de chegar a algum lugar, é apenas uma questão de estar aqui.
O paraíso e o inferno não são locais geográficos, se você for à procura deles, não irá encontrá-los em lugar algum. Eles estão dentro de você, são psicológicos. A mente é o paraíso, a mente é o inferno, e possui a capacidade de tornar-se qualquer um dos dois. Mas as pessoas continuam pensando que as coisas têm que estar em lugar lá fora. Continuamos procurando as coisas do lado de fora porque estar dentro é muito difícil. Então vamos para fora. Se alguém diz que há um Deus, olhamos para o céu.
Sentada, em algum lugar, estará a pessoa divina. Paraíso e inferno não existem. Ambos estão apenas em sua mente. Quando você se encontra em sintonia psíquica com a existência, quando está silencioso, você está no paraíso. Quando você está perturbado, quando perde seu silêncio, você está distraído e há diversas ondulações no lago de sua consciência.
Com elas, toda a qualidade da consciência de refletir como um espelho se perde, e você está no inferno. O inferno simplesmente significa uma falta de harmonia dentro de você e uma relação à existência também. A partir do momento em que você se encontra em harmonia consigo mesmo, e com a existência – dois lados da mesma moeda, imediatamente estará no paraíso. O paraíso e o inferno não são lugares geográficos.
Osho

post por Mirian Marcia Machado

Nenhum comentário: