segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Ensinamentos de Dona Modesta

Perguntas formuladas por Wanderley Oliveira à Maria modesto Cravo sobre o conteúdo do livro "Quem perdoa liberta"

Por que nos magoamos, dona Modesta?
Todo sofrimento, segundo Buda, é causado pelo apego. A mágoa é um sofrimento psicológico decorrentede perturbações emocionais graves. Sua causa básica é o apego que temos ao que pensamos sobre como algo ou alguém deveria ser. Quanto mais ilusão, maismagoada será a criatura.

Ilusão! Eis um tema desafiante mesmo! Porque nos iludimos?
Porque somos egoistas. E todo egoista espera que a vida sempre vá lhe atender integralmente as expectativas. Iludir significa ter um entendimento imcompleto e irreal, uma percepção egocêntrica do mundo e das pessoas . A ilusão na relação humana, por exemplo, é mais comum com as pessoas com quem convivemos.

E qual a razão disso?
Por supormos, em nosso egoismo, que sabemos tudo sobre as pessoas da nossa convivência. Judas interpretou as intenções de Jesus erroneamente, diga-se de passagem, e supondo ajudar O entregou para que Ele assumisse o poder romano. Sabemos como essa história terminou. A mágoa de Judas consigo mesmo.

Seria coerente afirmar que o tema central deste livro é o perdão?
Os apontamentos deste livro falam-nos de misericórdia. O rompimento com os fios da mágoa por meio da atitude de misericórdia, o caminho mais curto para o perdão.

Por que é o caminho mais curto?
Quando somos misericordiosos na atitude, conseguimos a leveza de viver de modo incondicional em relação às  imperfeições alheias. Isso subtrai de nosso campo mental o peso de arrastarmos uma relação que já foi contaminada pela desconfiança e pela mágoa.

Nenhum comentário: