quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Aromaterapia

 O que os aromas podem fazer por nós?

O termo “Aromaterapia” é aplicado a um ramo da Fitoterapia. “Aroma”, significa cheiro agradável e “terapia”, tratamento que visa a cura de uma indisposição mental ou física. O óleo essencial é utilizado no tratamento e extraído das plantas aromáticas em aplicações no corpo enfermo.


Como funciona a Aromaterapia?

Os óleos essenciais penetram no corpo por inalação e por absorção, pelos poros. Eles nos afetam de três maneiras: farmacológica, fisiológica e psicologicamente.

Após inalados, os sinais aromáticos são enviados ao sistema límbico, no cérebro, e exercem um efeito direto no pensamento e nas emoções. Seus componentes químicos naturais são levados pela corrente sanguínea a todas as regiões do corpo.

Certos óleos essenciais também têm afinidade com regiões determinadas do corpo e apresentam um efeito equilibrador, sedativo ou estimulante sobre os vários sistemas.

A massagem é considerada como o modo mais eficaz de aplicá-los ao corpo, aumentando o potencial de cura da aromaterapia.

As propriedades medicinais dos óleos essenciais e o poder terapêutico do toque se combinam para formar um potente tratamento de cura. A massagem pode ser relaxante ou energizante, pode acalmar o sistema nervoso ou ativar os sistemas circulatório e linfático para melhorar o desempenho físico e o mental. Entre os benefícios da massagem, destacam-se o alívio da dor e da tensão dos músculos retesados e exauridos e a elevação do ânimo. Quando não for possível incluir uma massagem em seus tratamentos aromáticos em casa, use um dos outros métodos, como, inalações a vapor, banhos, compressas, cremes , loções, gel, gargarejo, bochechos, escalda pés, apresentados com detalhes logo abaixo

Dicas de como usar óleos essenciais...
Há vários modos de seu usar óleos essenciais: massagens, banho de imersão, compressas, inalações, escalda-pés… Veja algumas dicas de como usar os óleos:

Massagem

Escolha o óleo vegetal BioEssência de acordo com seu tipo de pele, e até 3 óleos essenciais de acordo com a finalidade desejada.

Para 30 ml (3 colheres de sopa) de óleo vegetal, que é o suficiente para aplicação no corpo todo, adicionar até 20 gotas de óleo essencial.

Se preferir pingue os óleos essenciais diretamente no frasco da base vegetal ou loção (120 ml) adicionar até 60 gotas de óleo essencial.

Banho de Imersão

Num recipiente diluir os óleos essenciais em óleos vegetais de sua preferência ou álcool de cereais:

1 colher (sopa) de óleo vegetal BioEssência ou de álcool, adicionar de 5 a 10 gotas de óleo essencial. Pode-se misturar até 3 tipos de óleos essenciais.

Compressas

Pingar de 5 a 6 gotas de óleo essencial em1 litro de água quente ou fria dependendo do caso.
Inalações

Colocar de 3 a 5 gotas de óleo essencial em um recipiente com água quente, cobrir a cabeça com uma toalha e fechar ou proteger os olhos com uma máscara apropriada. Inalar o vapor por alguns minutos.

Aromatização Ambiental

Aromatizadores elétricos, “Rechauds” cerâmico com vela ou Sprays ambientais. Par um ambiente de 20 m2 coloque um pouco de água e pingue de 10 a 20 gotas de um mesmo óleo essencial ou até 3 no total.
Spray ambiental
(ou para passar roupa)

No Spray (use por exemplo um pulverizador de plantas) coloque 3 colheres de sopa de álcool (se tiver de cereais melhor) ou vodka, para diluir e adicione até 120 gotas dos óleos essenciais desejados e complete com água, agitar muito bem antes de usar.
Banho de Chuveiro

Uma maneira simples e eficiente é pingar até 5 gotas do óleo essencial no canto do box do chuveiro e inalar durante o banho.

3 gotas em 1 colher de sopa de óleo vegetal e distribuir por todo o corpo através de auto massagem.

Enxague final do banho, em um recipiente pingar ate 5 gotas de óleo essencial que não irritam a pele, completar com água do chuveiro e jogar no corpo.



Escalda-Pés

Diluir 6 gotas do óleo essencial em 1 colher (chá) de óleo vegetal ou álcool de cereais.
Adicionar em 4 litros da água quente no inverno e água fresca no verão.

Nenhum comentário: