terça-feira, 6 de novembro de 2012

Autoestima

Mas o que é mesmo Ter auto-estima?
Entre outras coisas é poder Ser, sem sentir culpa.
Ter assertividade, dizer sim ou não conforme o seu desejo. Sabendo o que ganha e o que perde com esse não, fazer escolhas conscientes.
E saber onde quer chegar! E onde pode chegar, sem fantasiar recursos que não estão disponíveis neste momento. Isto é importante. É estar consciente dos próprios limites. E adquirir meios de superá-los. Mas com consciência.
 
Reimprint – Você está reimprimindo sua imagem no mundo.
É uma sensação de poder, mas é mais que sensação. É algo que você pode fazer. Tantas pessoas fazem, por que você não poderia?
O aumento de autoconfiança, é consequência natural desse processo. Confiança em você mesmo. Deixar ir para sempre, a necessidade de alguém sempre perto, para lhe dizer que você é ou que você pode. O seu poder volta para suas mãos. O poder de saber querer, de saber fazer e de saber Ser. Quantas pessoas delegam a outra pessoa seu poder?
Quem me estimula? Eu ou ele/ela?
Quais são as minhas crenças? Eu posso fazer porque posso, ou porque aquela pessoa disse que posso?
O que você se permite fazer, é o que pode fazer. Acredite nisso!
O que motiva você a fazer algo, é sua própria satisfação, ou seu desejo é satisfazer outra pessoa.?
Conhecer as respostas para essas poucas perguntas podem fazer uma grande diferença na questão da auto-imagem e da auto-estima.
Saber onde está a sua fonte de prazer, de satisfação, de felicidade. E de saúde. 
Exatamente, Saúde! São inúmeras as doenças que são causadas por desequilíbrios emocionais e não há maior fator gerador de desequilíbrio do que você não se gostar. Ter uma imagem negativa de você  mesmo. A saúde promove alegria, satisfação e prazer. Sem saúde não há prazer. Sem prazer, não há alegria. E o círculo continua indefinidamente. 
 Desejar ser feliz. Essa é a base de tudo. O resto vem como consequência do seu querer a felicidade. Querer, desejar, Ter vontade e agir para satisfazer essa vontade. Transformar comportamentos inadequados e gerar recursos a seu favor, sair do projeto para a ação. E depois? Elogiar a sim mesmo pelas conquistas!

Nenhum comentário: