terça-feira, 6 de novembro de 2012

Modificando a auto-imagem

Necessitamos acessar alguns recursos para modificar nossa imagem.
Não sabe onde encontrá-los? Não se preocupe! Estão dentro de si mesmo. Acredite nisso. Isto é fundamental para trabalhar sua imagem e auto-estima. Se você acredita realmente que não tem os meios que precisa para se gostar, pode crer que o sistema de crenças está limitando você.  Acredite nisso.
Experimente fazer uma lista de aspectos que gosta em você. Com honestidade. Depois que dedicar algum tempo a esse trabalho (sem pressa), Faca um inventário de aspectos que gostaria de modificar.
Veja bem: Não estou falando de fazer uma plástica nos olhos, pescoço ou qualquer parte do seu corpo. Não é isso. Essa não é a solução para melhorar a auto-estima. Claro que pode ajudar a resolver alguns problemas. E se é esse o caso, por que não fazer? É também um recurso que pode estar à disposição. Mas aqui falo de algo maior que transcende as questões apenas  superficiais.  Falo de suas qualidades e competências. Quero que descubra o  seu valore pessoal, as características suas, que podem ser exploradas e colocadas a seu favor. Porque, é claro que tem inúmeras qualidades, atributos, que podem fazer você uma pessoa muito bonita e interessante. Mas é necessário que coloque esse seu lado para fora. Mostre quem é!
Ao tomar consciência dos pontos fortes -, o que valoriza a imagem e, os fracos -  o que depõe contra você, está prestando um serviço inigualável a você mesmo. Mas que essa avaliação seja justa, sem rigor ou exagero de crítica. Afinal você está se olhando no espelho, não está fazendo parte de um julgamento. Seja justo e benevolente com você. Ainda que o espelho mostre a imagem  de alguém que não vem dedicando qualquer atenção a si mesmo. Hoje é o tempo de recomeçar a construir uma imagem positiva. A sua imagem! Essa nova imagem vai modificar a auto-estima. Vai aprender a se amar.
Transcender e superar limitações ou fatores limitantes.
Estender as fronteiras a alargar espaços
Tomar consciência de aspectos que podem ser modificados, dos que precisam ser modificados e dos que não podem nem devem porque fazem parte de você, da sua personalidade. Assim, como se fossem a sua marca na vida. Esses não devem ser modificados, mas podem receber recursos novos para tornar-se mais interessantes e ricos de beleza e harmonia.


A auto-estima é indispensável para alguém que quer viver muito, viver  bem e viver uma vida feliz.
Está relacionada com o equilíbrio entre o corpo e a mente.
Auto-estima elevada é fator gerador de relações agradáveis e saudáveis.
A auto-estima está também diretamente relacionada com a questão de crenças e valores. Com o conhecimento claro de quem você é. Ou melhor, quem você pensa que é.
As suas qualidades, os seus valores, as capacidades que lhe permitem fazer o que deseja com competência e habilidades. Disto resulta o sucesso ou o fracasso.
O indivíduo é responsável por suas escolhas. E pela imagem de si mesmo que projeta no mundo.  Essa é a questão básica da auto-estima -  Estimar a si mesmo! Afinal essa é outra forma de falar em auto-estima. Mas você se estima? Você se ama? Como você sabe que está se amando? Dedique um pouco de atenção a esse fator, agora.
 “Ame seu próximo, como a si mesmo”. São palavras que o Mestre nos deixou. Estas palavras não estarão nos lembrando que precisamos nos amar? Então! Comece a se amar, agora, neste instante!
Olhe-se no espelho. Veja-se lá. Observe a imagem que está diante de você. Gosta do que vê? É assim que gostaria de se ver? Preste atenção ao olhar, à postura, ao seu jeito de vestir-se....
Se está conseguindo ver a própria imagem, sem tentar colocar remendos nem fazer qualquer coisa para justificar-se, caso alguma coisa não agrade., parabéns. Só assim, olhando com espírito crítico, mas sem pretender fazer papel de juiz, você vai perceber-se e reconhecer o que quer mudar na sua imagem.  Nesse primeiro momento, a auto-estima pode ser negativa. Mas esse é o primeiro passo. Logo, vai saber onde estão os pontos fracos     que devem ser reformulados.


Como trabalhar a auto-estima:
Reconhecer intencionalidade nos comportamentos;
Reconhecer sistema de crenças e valores;
Desenvolver a capacidade de transformar autocrítica em  motivação;
Todos temos dentro de nós os recursos que necessitamos;
É importante conhecer nossos pontos fortes e os recursos internos, para  com eles  superar nossas  limitações;
Aprender a ser mais assertivo e restabelecer a autoconfiança;
Descobrir o nosso potencial e acreditar mais em nós  mesmos;
Gerar mais aptidão para construir o futuro;
Observando quem são nossos modelos.
Quem escolhemos para modelar e o  que nos leva a essa escolha?
Aprender a traçar objetivos possíveis de alcançar, de acordo com os   recursos que estão à  disposição, sejam recursos internos ou do exterior;
Aprender a enfrentar situações de dificuldades e obstáculos de maneira objetiva;
Acreditar  na nossa capacidade de  enfrentamento dos obstáculos;
Lembrando que os pensamentos positivos são a base tanto do sucesso profissional como da realização pessoal.



Só quem gosta de si mesmo, é capaz de gostar dos outros e do mundo em que vive.
Se gostar =  auto-estima
O desenvolvimento de  auto-estima elevada está relacionado com o fato de saber traçar os objetivos que deseja  alcançar.
Vejamos alguns objetivos que não podem faltar:
- adquirir maior autoconfiança,
- desenvolver assertividade e capacidade de negociação,
- desejar melhores relacionamentos,
- identificar e aprender a   utilizar habilidades, talentos e o potencial,
- identificar limitações, bloqueios e medos,
Uma  vida satisfatória é o resultado do aumento da auto-estima e  da autoconfiança.
A auto-estima é formada desde o início da primeira infância  a partir de inúmeros fatores inconscientes e da influências de algumas pessoas significativas a quem modelamos.
 
Quando estamos diante de um espelho, qual a imagem que vemos?
Que imagem  projetamos? A imagem que vemos mostra uma pessoa positiva ou negativa? O olhar, a postura, os ombros, são de alguém que passa otimismo ou pessimismo?
Com a auto-imagem  distorcida e empobrecida, onde podemos chegar? Seremos capazes de realizar os objetivos que traçamos?
Sabemos que a auto-estima e autoconfiança elevada realizam “milagres”.  São fundamentais para estabelecer  relacionamentos e vínculos saudáveis.

Nenhum comentário: