domingo, 20 de janeiro de 2013

A descida da Mônada

por Benjamim Creme

(cont. de "A Ciência da Antahkarana)

A descida da Mônada para a alma e da alma para a personalidade tem que acontecer no sentido contrário. O homem ternário físico-astral-mental, tem que encontrar seu caminho de volta por um processo de fusão, primeiramente com a alma e então, através da tríade espiritual ( o reflexo da Mônada) com a própria Mônada : o Ser monádico tríplice. A jornada de volta, ou o processo pelo qual a jornada de volta é realizada, é através da criação, da evolução gradual e construção do Antahkarana. Este é um processo consciente e ocorre somente por estágios. Como o processo de descida tem sido lento, levando milhões de anos, também o processo de retorno pode ser um processo longo e arrastado, e assim o é para a grande maioria da humanidade. Nós nos encontramos no segundo de um sistema solar tríplice. Em outras palavras, este sistema solar é a segunda encarnação ou manifestação do grande Homem Celestial que denominamos de Logos Solar, Que tem um Plano para a evolução de todas as formas do sistema solar.
O primeiro sistema solar expressou-se através da matéria, da substância, da qualidade da inteligência ativa. Seu objetivo principal era a criação inteligente das formas. Nós nos encontramos na segunda desta tríplice expressão na qual a qualidade da alma, o amor ou o aspecto consciência do logos está no processo de se expressar.
O Antahkarana Solar está sendo construido pelo Logos Solar e por todas as outras formas, quer saibam elas ou não, que evoluíram do primeiro sistema solar e que estão atualmente criando a ponte entre aquele e este sistemas, e eventualmente, entre este sistema e o próximo. O próximo sistema solar terá como objetivo o aspecto da Vontade, o aspecto Monádico do Logos Solar. Quando a correta ponte entre estas três expressões estiver construida, o Antahkarana estará concluido. Isto levará à conclusão do Plano de nosso Logos solar em sua expressão tríplice.
Cada sistema solar cria um corpo de expressão num nível superior ao do anterior. O primeiro, que tem a ver com a forma, com a substância é, com certeza uma preparação para a expressão da alma. É a alma, em todas as formas, a que encarna. Pela descida na forma, a alma, aliás a Mônada (o aspecto espírito ) através da alma inicia um processo de redenção da alma na forma. É o começo do processo de espiritualização da substância; o propósito subjacente de nossa experiência encarnatória é, precisamente, o de espiritualizar a substância deste sistema solar específico. Quando tivermos tomado a substância, as formas criadas no sistema solar anterior, e a vitalizado com a energia da alma (o aspecto consciência), neste sistema solar, nós a elevaremos, redimiremos, aumentaremos sua freqüência vibratória e a conduziremos ao nível no qual o aspecto Vontade, Propósito de Deus ( em termos do logos solar) poderá se expressar.
No atual sistema solar Deus é amor, Amor é o aspecto da alma, Vontade no nível átmico . No próximo sistema solar Deus será Vontade e Propósito. Nós somos, todos nós, como microcosmos, evoluindo exatamente da mesma maneira que o macrocosmos, o Logos Solar, através de sua expressão tríplice, realiza sua parte no Plano evolutivo de cada reino em cada planeta.
Ao nos encarnarmos, portanto, estamos realizando algo bastante extraordinário, algo muito maior do que poderia ser realizado como seres humanos individualmente. Mas à medida que percebemos a interligação do microcosmos com o macrocosmos, nosso sentimento de propósito, o sentimento de realidade da vida, se torna mais profundo, e também um estímulo para uma concentração maior no sentido de construirmos uma linha direta de subida entre a expressão em nível-baixo (pois é do que se trata) da Deidade e alinhá-la com o propósito subjacente da Deidade para seu aprimoramento.
A energia de cada sistema solar é aumentada e torna-se a base para o novo sistema, assim como na nossa experiência encarnatória,  cada encarnação cria uma expressão através de seus veículos até uma determinada vibração. Esta freqüência é mantida exatamente na faixa atingida no momento de nossa morte.
Há três ‘átomos permanentes’ em torno dos quais os novos corpos: físico, astral e mental, são formados. Estes átomos permanentes vibram exatamente na freqüência alcançada naquela vida específica e então podemos compreender como a freqüência vibratória alcançou o nível por nós atingido, ou o nível de espiritualização da matéria. A alma permeia a matéria dos tres corpos com sua energia e desta forma, salva, redime a matéria. Ela eleva sua vibração a um nível ainda mais elevado até atingir o ponto em que a alma se reflita, sem resistência, diretamente, através da personalidade. É assim que nos tornamos divinos. Nós o fazemos ao elevarmos a freqüência vibratória da substância dos tres corpos até o ponto que o Homem Divino, a alma em seu próprio plano, pode ser refletido de maneira relativamente pura através de seu reflexo, o homem ou a mulher no plano físico. Este é o processo evolutivo, o caminho de retorno; sua técnica é a ciência do Antahkarana.

Nenhum comentário: