domingo, 20 de janeiro de 2013

O Iniciado

por Benjamin Creme
cont. de "O Caminho do retorno"

(....) O iniciado, tendo alcançado a integração dos três veículos inferiores: físico, astral e mental, e tendo trazido todos para uma freqüência vibratória sincronizada, recebe a terceira iniciação; a alma, então, controla e domina seu veículo, que é no momento , negativo em relação ao propósito da alma. O homem divino ou a mulher divina demonstra sua divindade no plano físico por uma vida de serviço e criatividade. Os iniciados de terceiro e quarto graus estão geralmente encarnados por apenas uma ou duas vidas, dependendo de fatores astrológicos. Tendo levado milhares de vidas para alcançar a primeira iniciação, e talvez cinco ou seis para a segunda, a terceira é muito mais rapidamente alcançada, e também a quarta vem imediatamente após, provavelmente na vida seguinte. Portanto, no momento que a pessoa atinja um estado de verdadeira criatividade, está mais ou menos permeada pela alma e expressando o propósito da alma, não tem muito tempo para fazer isso; talvez apenas três ou quatro vidas no máximo. Então, como Mestre, toda a sua existência é dedicada ao serviço do Plano. É claro que quanto mais se evolui, mais se sabe. Quanto mais se sabe, maior a responsabilidade no serviço e maiores as possibilidades de servir.
Os Mestres podem servir porque Eles sabem. Nosso serviço é limitado, não apenas por causa de nossa falta de interesse ou de energia, mas também porque não sabemos o suficiente; podemos servir de maneira mais ou menos limitada porque nossa consciência é limitada. Quanto mais consciente somos, ou quão mais elevado nosso grau de conscientização, maior é o número de fios de consciência que se estende para o mundo, mais consciência teremos da natureza da realidade. Estes são o Antahkarana, que não é apenas uma coluna de luz mas fios de consciência se espalhando do indivíduo para todas as esferas de seu meio-ambiente. Esses fios de consciência multiplicam-se de maneira sem fim até que, no Mestre, eles permitem a oniciência: nada pode acontecer em qualquer lugar que Ele não tenha consciência. Desta maneira nós revelamos a mente de Deus, tornamo-nos instrumentos no aprofundamento do Plano mantido na mente de Deus. Esta é, realmente, a base da iniciação.
Quando você tem consciência, através da construção do Antahkarana, como ligar os vários níveis de expressão Monádica com a Alma, da alma com o físico ( no caminho descendente), quando você conhece esta ciência porque a usou, e a usou de maneira consciente, quando você for um Mestre, você poderá usar esta ciência para criar o Mayavirupa, o corpo auto-criado.
O Mayavirupa reverte o processo do Antahkarana. É a habilidade de criar um corpo porque você conhece os elos conectores entre as formas. Um Mestre Deus-realizado, experiencia a Si mesmo como Deus no plano físico. Para nós o corpo físico é o mais próximo, mais importante aspecto, enquanto que para o Mestre é apenas um aspecto transitório do todo. Deste estado divino, o Mestre pode caminhar ao contrário na ponte, o Antahkarana, pode repetir o processo e juntar, deste modo, matéria mental, astro-mental e do plano físico-etérico, e precipitar Sua consciência nele.Este é o segredo da criação do Mayavirupa.
A nova religião mundial, quando desenvolvida, será realmente a criação do Antahkarana racial. Maitreya já disse que Ele não veio para criar uma nova religião, para conquistar seguidores e etc. Isto é verdadeiro, No entanto, haverá uma nova religião, por falta de um termo mais apropriado, mas que será a ciência da qual falo.
A nova religião será uma aproximação consciente realizada pela raça humana com relação ao Criador, Aquele que está por trás de toda a criação que, é claro, inclui a todos nós, a parte essencial de nós como Mônadas. Isto será feito través da criação do Antahkarana racial ou grupal. A crescente experiência dos aspirantes e discípulos em trabalhar com grupos é um passo preparatório em direção a este grande agrupamento racial, para a criação do Antahkarana mundial. Eventualmente o Antahkarana liga não somente pessoas mas também planetas e sistemas solares. Esta é a natureza essencial de Ser por todo o Cosmos. Tudo o que é elevado se reflete num veículo inferior. Esta expressão trina é encontrada em todo o Cosmos.
No nível humano nós experienciamos conscientemente porque, como almas, somos os "Filhos da Mente". Através da expressão da Alma ( o aspecto consciência ), aquela conscientização acontece e através dela o Antahkarana racial poderá ser construido. Como um Ser, como uma raça, como um grande agrupamento de todos os povos, todas as religiões, todos os tipos e níveis de evolução, haverá eventualmente uma aproximação consciente com Deus, especialmente durante os três festivais espirituais em abril, maio e junho e também nos outros dias de lua cheia. Isto constituirá "a nova religião mundial", ou a técnica da nova religião, na qual a invocação substituirá o atual processo de culto. Podemos ver, portanto, que se tratará de uma religião muito científica e será difícil distinguir entre o que denominamos ciência, religião e educação.
Este também será o processo educativo na Nova Era. As crianças serão treinadas na criação do Antahkarana. A ciência do Antahkarana será ensinada até onde for possível porque é uma coisa experiencial para aqueles preparados para receber a lição. É claro que isto não quer dizer todas as crianças, mas para os aspirantes mais adiantados, para aqueles que se preparam para a iniciação, isto será a norma. Nenhuma iniciação é possível sem a construção do Antahkarana. Realmente, é precisamente a construção do antahkarana, o vínculo entre o homem inferior e a alma, que torna possível a iniciação. Eventualmente, o elo entre o homem inferior integrado e a alma, torna possível qualquer iniciação na qual a fusão se faz com a Tríade Espiritual e , por meio dela, com a Mônada. Então o processo se completa; o Homem Divino, o Homem Auto-realizado conquistou; ele é um Mestre.
O Antahkarana não é somente a ponte entre os diferentes fragmentos de nós mesmos, é a ponte entre os mundos: é planetária, sistêmica e galáctica.
A chave para a formação do Mayavirupa é encontrada na correta compreensão da criação do Antahkarana . É importante lembrar que assim que estas pontes são construidas, o processo de vitalização continua. Não é simplesmente uma questão de construir uma ponte; é através daquela ponte que o estímulo proveniente dos níveis mais elevados acontece.
Três ciências importantes dominarão a Nova Era: a ciência do Antahkarana, a ciência da meditação e a ciência do serviço. A ciência do serviço utiliza a criatividade que é conseguida por meio da construção do Antahkarana; a ciência da meditação, é claro, é um processo preliminar essencial que conduz à criação do Antahkarana por meio de sua prática. Assim, a ciência do Antahkarana é realmente muito abrangente, incluindo a da meditação e do serviço.
O agente vitalizador é, primeiro de tudo, a alma. A alma abre,no nível da personalidade,as pétalas do Conhecimento no chakra coronário e as vitaliza; isto estimula os processos de pensamento e galvaniza o homem ou a mulher para prosseguir na criação da ponte, o Antahkarana, entre ele/ela e a alma. A fusão com a alma acontece gradualmente e, quando atinge um certo ponto, a iniciação leva à abertura das pétalas do amor, e eventualmente, quando o homem ou a mulher se aproxima da terceira iniciação e esta se realiza, a abertura das três pétalas internas que "contêm"a "jóia", a "jóia no coração do lótus", que é o aspecto da Vontade.
A Mônada se reflete cada vez mais no homem ou na mulher no plano físico, dominando portanto, a vida daquele indivíduo. Neste processo, o que era simplesmente uma aspiração emocional gradualmente se transforma na vontade Monádica: o propósito da vida torna-se conhecido. Isto leva a vidas de verdadeiro valor no plano físico, não se perde tempo, o indivíduo conhece seu propósito de vida e parte para cumpri-lo sem perda de tempo com pensamentos errados, ações erradas e demoras que acontecem no decorrer da vida. Ele descobre o valor, os usos e os propósitos da imaginação criadora. Isto é tudo que permanece com ele eventualmente, de toda a intensa vida astral que viveu por tantas encarnações. O corpo astral torna-se um mecanismo de transformação: desejo transformado em aspiração, aspiração em crescente faculdade de intuição expressiva.
A faculdade intuitiva emerge quando um contato real com a alma é atingido, quando a ponte entre a personalidade e a alma é de tal constância e intensidade que o que era apenas aspiração emocional transforma-se num vínculo direto com o aspecto superior do qual é mero reflexo, o aspecto búdico da Tríade Espiritual. Nosso corpo astro-mental, em termos de propósito evolucional, é destinado e eventualmente torna-se simplesmente um veículo imóvel que reflete Buddhi. Buddhi é a verdadeira intuição. É essencialmente consciência grupal; intuição é um outro nome para consciência grupal. É o aspecto búdico, do Amor-Sabedoria da Tríade Espiritual. Buddhi eventualmente reflete-se através do mecanismo astral como intuição: a gente sabe porque sabe, porque sabe. Não há raciocínio a respeito; é uma resposta direta, espontânea de Buddhi, utilizando a natureza astral purificada como meio para aquela resposta intuitiva. Inevitavelmente o Antahkarana produz isto.

Nenhum comentário: