sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

O poder curativo das pedras

Nos textos antigos escritos em sânscrito (Puranas), vários tipos de gemas estão associados a crenças específicas: diamante, coral, pérola, esmeralda, olho de tigre, rubi, safira e topázio. De acordo com uma crença tradicional indiana, o corpo humano é composto por sete pontos (chacras) relacionados com sete tipos de raios correspondentes às cores do arco-íris. As doenças penetram nos nossos corpos quando existe uma deficiência ou excesso de algum desses raios. Cada cor, por sua vez, está relacionada a um planeta do Sistema Solar e a uma pedra. Assim sendo, usar uma determinada pedra na fase do planeta correspondente pode afetar nossa saúde e nosso destino. Além disso, também existem outras características medicinais relacionadas às pedras:

Rubi - está associada ao Sol, libera ondas vermelhas e a pedra deve ser usada nos meses de inverno. Cura úlceras, problemas com os ossos, artrite, problemas com o sangue, como a anemia, por exemplo. Ainda protege contra substâncias venenosas e proíbe que qualquer espírito demoníaco se aproxime.

Esmeralda - está associada a Mercúrio, o planeta dos nervos, intelecto, memória, criatividade e mente. Essa pedra tem o poder de curar todos os tipos de problemas com os olhos e ouvidos, amnésia, epilepsia, insanidade e ataques nervosos. Era usada, antigamente, por marinheiros para prever tempestades. Também é uma poderosa proteção contra demônios, e por isso e usada em rosários e correntes para crianças.

Pérola - está associada à Lua, à fertilidade e à regeneração. Dizem que a pedra libera ondas capazes de curar pressão alta, furúnculos, abscessos e é particularmente útil para resolver complicações uterinas. É usada na Medicina Ayuverda.

Coral - está associada a Marte e governa as glândulas excretórias, os rins, o sistema urinário, os órgãos sexuais e as glândulas sudoríferas.

Safira - está associada a Saturno e acredita-se que tem poderes milagrosos de curar problemas no cérebro e no estômago, como diarréia, disenteria, úlceras gástricas, problemas de coração, do sistema nervoso, paralisias, mal de Parkinson, artrite e insanidade. Esta pedra também fortalece a concentração, precisão e perfeição em qualquer atividade. Durante o inverno essa pedra deve ser usada junto com um coral; caso contrário, existe uma possibilidade da pessoa sofrer de gripe, tosse, bronquite ou febre. Como o azul é considerado a cor da iluminação, no Budismo, usar uma safira faz sua devoção crescer.

Olho de Tigre - está associada a Ketu e é uma gema extremamente quente e cura câncer, paralisia, acne e complicações da pele.

Topázio - está associada a Júpiter e acredita-se que traz fortuna e prosperidade. Cura reumatismo, artrite, gota, ciática, impotência, frigidez e esterilidade. Também é uma pedra utilizada para práticas ocultas e traz saúde e longevidade para quem a usa.

Diamante - está associada a Vênus e não possui poderes de cura.
post em "Portal Arco Iris"

Nenhum comentário: