domingo, 13 de janeiro de 2013

Limites da Mediunidade - do livro " Consciência"

Resposta à pergunta 35 - Acaso os mentores não detêm o poder de modificar tal situação?

Partindo do princípio de que quanto mais evoluido um espírito, mais difícil se torna o contato com os planos mais materiais da vida, podemos considerar que os supostos e idolatrados mentores de meus irmãos são apenas seres humanos comuns, dotados de uma visão mais dilatada da realidade espiritual. Diferentemente do que querem muitos, os benfeitores em geral não possuem títulos de sabedoria nem de santificação espiritual, adquiridos apenas porque se manifestam  através deste ou daquele médium. Embora o palavreado pomposo e incompreensível que alguns médiuns injetam na boca dos espíritos, eles, os próprios mentores, são seres comuns; embora respeitáveis, possuem inúmeras limitações que meus irmãos estão longe de compreender, devido ao arcabouço milenar das concepções religiosas arquivadas na memoória espiritual.
Advindos de uma religião salvacionista, puritana ou mesmo daquela que forjou  os  dois mil anos de  civilização ocidental, meus irmãos permanecem ainda com a mente arraigada em conceitos católicos, muuitos deles com ar medieval, que importaram para a visão espírita. Tentam transformar as entidades respeitáveis em santinhos espirituais, que não erram nem têm limitações. Esquecem-se meus irmãos de que todos os espíritos que ainda se encontram em sintonia com o ambiente vibratório do planeta Terra aqui permanecem não somente por serem elevados ou por terem adquirido uma visão dilatada da realidade espiritual, mas, principalmente, porque precisam estar aqui, em decorrência de seu passado comprometido com o grupo de pessoas que pretendem dirigir. Esquecem-se, sobretudo,  dos fundamentos da Doutrina que afirmam  professar, a começar por aqueles constantes dos textos mais elementares, como a Escala espírita.
Nós, os espíritos, temos ainda nossas dificuldades, nossos desafios, nossa tarefa, nossa humanidade; de maneira alguma possuímos ou pretendemos possuir títulos espirituais de nobreza, outorgados por médiuns e dirigentes de formaçção mental predominantemente católica - embora a cultura espiritual que detêm - se bem que restrita às verdades descritas nos livros que ainda não foram proibidos pelo Index Librorum Prohibitorum atual.

 do livro "Consciência" de Robson Pinheiro, ditado pelo Espírito Joseph Gleber

Nenhum comentário: