quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Psoríase - tratamento caseiro



A psoríase é uma doença inflamatória crônica, que atinge principalmente a pele do couro cabeludo, dos joelhos e dos cotovelos. A principal característica da psoríase são as manchas avermelhadas e descamativas que podem aparecer em qualquer região do corpo. Geralmente o problemas surge em pessoas adultas de ambos os sexos.

Causa da Doença
O principal fator para o aparecimento da psoríase é genético. Isso quer dizer que algumas pessoas têm predisposição para manifestar o problema ao longo da vida. Outras causas também podem contribuir para o agravamento da doença, como estresse,  uso de alguns medicamentos, exposição ao frio, consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo. É importante ressaltar ainda que a psoríase não é contagiosa.

Psoríase -  Manchas vermelhas causadas pela psoríase
Sintomas da Psoríase - Os principais sintomas da psoríase são:
    Manchas avermelhadas
    Coceira
    Descamação da pele
    Dores nas articulações

É comum que as manchas apareçam e desapareçam dependendo de fatores externos. Elas podem aparecer em diferentes partes do corpo, como unhas, couro cabeludo, costas, braços, coxas, joelhos, cotovelos, pés e mãos. A maior parte dos casos (cerca de 80%) é moderada, ou seja, atinge de 3 a 10% do corpo.

Tratamento
A psoríase infelizmente não tem cura, mas pode ser tratada conforme a gravidade e características apresentadas pelo paciente. Os casos mais leves podem são amenizados com medicação local, hidratação e exposição ao sol. Em situações mais graves também é comum o uso de medicamentos por via oral.

Preconceito e Problemas de Auto Estima
Como a psoríase atinge a parte mais externa de nosso corpo, muitos pacientes sentem vergonha e deixam de levar uma vida normal por causa da doença. Esse tipo de reação pode agravar as manchas devido a fatores psicológicos. Por isso é muito importante dar apoio emocional a quem sofre com a psoríase.

Remédios Caseiros
O uso de algumas plantas e uma alimentação balanceada também podem ajudar na redução dos sintomas da psoríase. Veja algumas dicas:
 O suco de agrião tem efeito depurativo, ajudando a reduzir as machas e a coceira;
 A pomada de aloe vera pode ser aplicada sobre a pele para aliviar os sintomas;
 Alimentos ricos em betacaroteno e ômega 3 também são indicados para quem sofre com a psoríase.

Tratamento Caseiro para Psoríase
Quem sofre com a psoríase  sabe que o pior da doença são as manchas visíveis na pele. Em pessoas saudáveis a troca de pele acontece a cada 28 dias, mas nos psoríticos a escamação ocorre num prazo bem mais curo – em torno de 3 dias. Por essa razão, o principal sintoma da doença são as manchas avermelhadas, que coçam e descamam.
O tratamento da psoríase vai depender da evolução das manchas. Nos casos mais leves, o uso de hidratantes  e a exposição ao sol são os mais indicados. Já nos casos graves é necessário o uso de medicação por via oral ou injetável. Alguns medicamentos caseiros funcionam como tratamento complementar para os sintomas da psoríase.

Suco de Agrião
Suco de agrião: receita caseira para psoríase
Remédios Naturais
A babosa, também conhecida como aloe vera, já foi testada em estudos científicos para amenizar as manchas características da psoríase. O gel obtido a partir da planta, quando aplicado sobre a pele afetada, se mostrou eficaz na redução das lesões e da descamação.
 Outro produto natural presente na literatura médica sobre o assunto é o açafrão tumérico. Pesquisas mostram que tanto a ingestão da especiaria quanto seu uso tópico podem amenizar as manchas e a vermelhidão da pele.
O índigo naturalis, vendido na forma de pomadas, também é indicado como tratamento auxiliar para a doença. O ideal  é conversar com o seu médico para buscar o tratamento mais adequado para o seu caso. 

A seguir, ensinaremos você a preparar o suco de agrião, que tem efeito depurativo.
Você vai precisar de:
 1 molho de agrião
    200 ml de água
Modo de Preparo:
Lave bem o agrião e mantenha os talos. Bata tudo no liquidificador, coe e tome em seguida.
Posologia - Tomar o suco 3 vezes ao dia.

de "Receita Natural"

Nenhum comentário: